sábado, 13 de março de 2010

JESUS LAVA OS PÉS DE SEUS AJUDANTES - LIÇÃO 11 JARDIM DA INFÂNCIA

Texto Bíblico: Marcos 13.1-20


De professor para professor

Prezado professor, neste domingo o objetivo da lição é fazer com que as crianças aprendam que Jesus lavou os pés dos seus discípulos para nos deixar o exemplo.

• Faça uma recapitulação da aula anterior. Pergunte qual foi a palavra-chave estudada e qual o versículo aprendido.

• A palavra-chave da aula de hoje é “HUMILDADE”. Então, durante o decorrer da aula repita a frase: “Jesus nos ensina a sermos humildes.”

Para refletir

• “Jesus não lavou os pés dos discípulos somente para ser gentil com cada um deles. Seu objetivo maior era estender sua missão na terra depois de sua partida. Esses homens deveriam ir a todas as partes do mundo para servir a Deus, ajudando uns aos outros e a todas as pessoas a quem levassem a mensagem da salvação”.

Extraído da: Bíblia de Estudo Aplicação Pessoal, CPAD

• Professor, as “crianças do jardim têm limitados conceitos de espaço e tempo. Refreie-se a se referir à história ou cronologia. Enfatize o presente. Explique em termos do que é conhecido. Aumente a experiência da criança”.

Extraído do livro: Manual do Ensino, CPAD

Regras Práticas para os Professores

Ao planejar a aprendizagem o professor deve:

1. Manter-se atualizado e em sintonia com as tendências didático-pedagógicas;

2. Estabelecer objetivos realistas e precisos;

3. Correlacionar conteúdos às necessidades e à realidade;

4. Organizar sequencialmente os conteúdos;

5. Propor ações coerentes aos objetivos e aos conteúdos;

6. Determinar recursos adequados às atividades propostas;

7. Definir estratégias de avaliação;

8. Registrar esquematicamente sua proposta educativa, abrindo espaço para ajustes.

Extraído do livro: Abordagens e Práticas da Pedagogia Cristã, CPAD

Atividade

Para reforçar o ensino da lição sugerimos que você se sente com as crianças em círculo no chão da classe. Mostre os visuais da lição novamente e faça as seguintes perguntas: Jesus, nosso Salvador era humilde? Por que Jesus lavou os pés dos discípulos? Isso mesmo, Jesus queria ensinar sobre humildade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada por sua visita.Deixe aqui o seu comentário e responderemos assim que possível.

ORIGEM DA ESCOLA DOMINICAL

Os missionários escoceses Robert (1809/1888) e Sara Kalley (1825/1907) são considerados os fundadores da Escola Dominical no Brasil. Em 19 de agosto de 1855, na cidade imperial de Petrópolis, no Rio de Janeiro, eles dirigiram a primeira Escola Dominical em terras brasileiras. Sua audiência não era grande; apenas cinco crianças assistiram àquela aula. Mas foi suficiente para que seu trabalho florecesse e alcançasse os lugares mais retirados de nosso país. Essa mesma Escola Dominical deu origem à Igreja Congregacional no Brasil.

Hoje, no local onde funcionou a primeira Escola Dominical do Brasil, acha-se instalado um colégio (Colégio Opção, R. Casemiro de Abreu – segundo informações da Igreja Congregacional de Petrópolis). Mas ainda é possível ver o memorial que registra este tão singular momento do ensino da Palavra de Deus em nossa terra.

Houve, sim, reuniões de Escola Dominical antes de 1855, no Rio de Janeiro, porém, em caráter interno e no idioma inglês, entre os membros da comunidade americana.

Fonte:ensinodominical.wordpress.com