sábado, 16 de outubro de 2010

OS DONS DA IGREJA - LIÇÃO 03 PRÉ-ADOLESCENTES

Texto Bíblico: 1 Coríntios 12.1,7-11

A discussão acerca dos dons espirituais, na igreja em Corinto, girava em torno de pelo menos quatro questões:

• O que eram os dons espirituais;
• Os nomes dos dons – tecnicamente relacionados;
• A finalidade dos dons na igreja;
• O uso correto dos dons, para que a igreja fosse edificada.

Parece que não faltava aos coríntios os “dons ministeriais” e os “auxiliares”. O grande apóstolo faz uma ligeira introdução, lembrando aos coríntios que eles eram gentios levados aos ídolos mudos. E, no versículo seguinte, mostra-lhes a Trindade (1 Co 12.2,3).

Em seguida, descreve os dons espirituais, mostrando sua finalidade e uso correto. Os Coríntios haviam atingido um elevado grau de saber. Era o tempo em que se falava:” Os gregos buscam sabedoria” ( 1Co 1.22). Entretanto, Paulo os adverte de sua ignorância no tocante às manifestações espirituais:

“Acerca dos dons espirituais, não quero, irmãos, que sejais ignorantes” (1 Co 12.1).

Em Roma, por exemplo, havia profunda carência de dons, a ponto de o apóstolo expressar preocupação:”Porque desejo ver-vos, para comunicar algum dom espiritual a fim de que sejais confortados” (Rm 1.11).

O apóstolo explica que os dons são “faculdades divinas operando na pessoa humana”, capacitando homens e mulheres a servirem melhor a Deus no crescimento e edificação da igreja:” Mas a manifestação do Espírito é dada a cada um, para o que for útil” ( 1 Co 12.7).
Professor, oriente os seus alunos para buscarem os dons Espirituais, não para a própria glória mas para a edificação do Corpo de Cristo.

Texto extraído do livro: A Existência e a Pessoa do Espírito Santo, CPAD, 1996 pp 67,8.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada por sua visita.Deixe aqui o seu comentário e responderemos assim que possível.

ORIGEM DA ESCOLA DOMINICAL

Os missionários escoceses Robert (1809/1888) e Sara Kalley (1825/1907) são considerados os fundadores da Escola Dominical no Brasil. Em 19 de agosto de 1855, na cidade imperial de Petrópolis, no Rio de Janeiro, eles dirigiram a primeira Escola Dominical em terras brasileiras. Sua audiência não era grande; apenas cinco crianças assistiram àquela aula. Mas foi suficiente para que seu trabalho florecesse e alcançasse os lugares mais retirados de nosso país. Essa mesma Escola Dominical deu origem à Igreja Congregacional no Brasil.

Hoje, no local onde funcionou a primeira Escola Dominical do Brasil, acha-se instalado um colégio (Colégio Opção, R. Casemiro de Abreu – segundo informações da Igreja Congregacional de Petrópolis). Mas ainda é possível ver o memorial que registra este tão singular momento do ensino da Palavra de Deus em nossa terra.

Houve, sim, reuniões de Escola Dominical antes de 1855, no Rio de Janeiro, porém, em caráter interno e no idioma inglês, entre os membros da comunidade americana.

Fonte:ensinodominical.wordpress.com