....................

sexta-feira, 26 de novembro de 2010

UMA FÁBRICA DE SONHOS E ILUSÕES - LIÇÃO 09 JUVENIS


A ambição no mundo secular



São três os principais elementos que desencadeiam a ambição humana:

Poder. O poder é o direito de agir, mandar, deliberar e exercer autoridade sobre coisas, pessoas, instituições e nações (Ec 8.2-4). [...] Muitos líderes políticos que ambicionaram incontrolavelmente o poder, como Hitler, cometeram as maiores atrocidades contra a humanidade (Mq 2.1). [...] A Bíblia afirma categoricamente “que o poder pertence a Deus” (Sl 62.11; 66.7; 147.5; Mt 6.13; 1Tm 6.16).

Dinheiro. A cobiça pelo poder e o desejo irrefreável de adquirir riquezas são inseparáveis. Para os que possuem estas prentensões, o acúmulo de bens materiais nunca é suficiente; o ter é mais importante que o ser.  Nas prateleiras das livrarias somam-se, a cada ano, livros que alimentam a ambição pelas posses, entretanto, tais obras nunca alertam que o “amor do dinheiro é a raiz de toda espécie de males” (1 Tm 6.10). 

Sexo. A sexomania está intimamente atrelada à sede de poder. Devido a condenável liberação sexual na sociedade hoje, a prática do sexo ilícito tornou-se um dos pecados mais comuns e perniciosos de nosso tempo. Vivemos em um mundo erotizado, cujos padrões morais estão cada vez mais frouxos e degenerados (Sl 14; Rm 1.18-32; 3.23). O que se vê é o aumento assustador da pornografia, prostituição, homossexualidade e infidelidade conjugal (Rm 1.21-27). Todavia, as Sagradas Escrituras nos exortam à completa e perfeita santidade (1 Co 6.18-20; 1 Ts 4.3-7; 5.23). 

Texto extraído de “Lições Bíblicas: Jovens e Adultos”, Rio de Janeiro, CPAD. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada por sua visita.Deixe aqui o seu comentário e responderemos assim que possível.

ORIGEM DA ESCOLA DOMINICAL

Os missionários escoceses Robert (1809/1888) e Sara Kalley (1825/1907) são considerados os fundadores da Escola Dominical no Brasil. Em 19 de agosto de 1855, na cidade imperial de Petrópolis, no Rio de Janeiro, eles dirigiram a primeira Escola Dominical em terras brasileiras. Sua audiência não era grande; apenas cinco crianças assistiram àquela aula. Mas foi suficiente para que seu trabalho florecesse e alcançasse os lugares mais retirados de nosso país. Essa mesma Escola Dominical deu origem à Igreja Congregacional no Brasil.

Hoje, no local onde funcionou a primeira Escola Dominical do Brasil, acha-se instalado um colégio (Colégio Opção, R. Casemiro de Abreu – segundo informações da Igreja Congregacional de Petrópolis). Mas ainda é possível ver o memorial que registra este tão singular momento do ensino da Palavra de Deus em nossa terra.

Houve, sim, reuniões de Escola Dominical antes de 1855, no Rio de Janeiro, porém, em caráter interno e no idioma inglês, entre os membros da comunidade americana.

Fonte:ensinodominical.wordpress.com