....................

sábado, 15 de janeiro de 2011

DEUS CRIOU A TERRA - LIÇÃO 03 MATERNAL

Texto Bíblico Gênesis 1.9-10

De professor para professor

Prezado professor, o objetivo da lição deste domingo é ensinar que Deus criou a Terra. 

• Faça uma recapitulação da aula anterior. Pergunte qual foi a palavra-chave estudada e qual o versículo aprendido. 

• A palavra-chave da aula de hoje é “Terra”. Durante o decorrer da aula, diga às crianças que o Papai do Céu criou a Terra. 

Para refletir

O tema do trimestre é sobre a criação de Deus. Deus não precisava criar o universo; Ele escolheu criá-lo. Por quê? Deus é amor, e o amor é melhor expressado em direção a algo ou alguém — assim, Deus criou o mundo e as pessoas como uma expressão do seu amor. Não devemos reduzir a criação de Deus a meros termos científicos. Lembre-se de que Deus criou o universo porque ama cada um de nós. 

O conceito “Deus fez todas as coisas” é difícil para as crianças mais jovens dessa faixa etária entenderem já que “todas as coisas” é um termo muito amplo. Portanto, seja objetiva e aponte itens específicos que Ele fez — as árvores, as flores, as montanhas, outras pessoas, o bicho de estimação da criança. Escolha elementos que seus alunos gostem ou sobre as quais estejam curiosos.


• Regras Práticas para os Professores 

A criança aos 3 anos

(Continuação)

A necessidade de imitar, de substituir e de opor-se ao outro, e de competir e de apropriar-se do que é do outro pode gerar brigas, mentiras e astúcias. Porém, ao mesmo tempo em que briga, a criança também gosta de cooperar e de agrada pais, professores e amigos. Embora insista em fazer o que ela quer, ela ainda é muito vulnerável, perguntando freqüentemente se as pessoas gostam dela, ou se ela faz as coisas certas. É um bom momento para elogiar e/ou ensinar valores e princípios éticos e morais.

Trecho extraído de: 
Amor e Disciplina Para Criar Filhos Felizes. Rio de Janeiro: CPAD, 2006.

• Atividade 

Mostre aos alunos o círculo de cartolina sugerido na primeira lição. Depois faça a seguinte pergunta: “Como era o mundo no princípio?” Assim, ou assim?” (Mostre a parte branca e depois a escura.) Vamos procurar alguma coisa da cor que era o mundo antes em nosso vestuário? Tudo era escuro. Mas Deus tudo criou. 



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada por sua visita.Deixe aqui o seu comentário e responderemos assim que possível.

ORIGEM DA ESCOLA DOMINICAL

Os missionários escoceses Robert (1809/1888) e Sara Kalley (1825/1907) são considerados os fundadores da Escola Dominical no Brasil. Em 19 de agosto de 1855, na cidade imperial de Petrópolis, no Rio de Janeiro, eles dirigiram a primeira Escola Dominical em terras brasileiras. Sua audiência não era grande; apenas cinco crianças assistiram àquela aula. Mas foi suficiente para que seu trabalho florecesse e alcançasse os lugares mais retirados de nosso país. Essa mesma Escola Dominical deu origem à Igreja Congregacional no Brasil.

Hoje, no local onde funcionou a primeira Escola Dominical do Brasil, acha-se instalado um colégio (Colégio Opção, R. Casemiro de Abreu – segundo informações da Igreja Congregacional de Petrópolis). Mas ainda é possível ver o memorial que registra este tão singular momento do ensino da Palavra de Deus em nossa terra.

Houve, sim, reuniões de Escola Dominical antes de 1855, no Rio de Janeiro, porém, em caráter interno e no idioma inglês, entre os membros da comunidade americana.

Fonte:ensinodominical.wordpress.com