....................

sexta-feira, 25 de fevereiro de 2011

DEUS CRIOU AS AVES - LIÇÃO 09 MATERNAL


Clique na imagem para baixar


I. Leitura Bíblica Gênesis 1.20-23

II. De professor para professor 

Prezado professor, o objetivo da lição deste domingo é fazer com que a criança compreenda que Deus criou as diferentes espécies de aves. 

• Faça uma recapitulação da aula anterior. Pergunte qual foi a palavra-chave estudada e qual o versículo aprendido. 

• A palavra-chave é  “AVE”. Durante o decorrer da aula diga às crianças que o Papai do céu criou todas as aves. Pergunte se elas poderiam dizer o nome de uma ave. Cite alguns exemplos e mostre algumas figuras de aves. 

Conversando com o professor

Observe, nos tópicos abaixo,  algumas das necessidades da criança do maternal. Procure trabalhar de modo que essas necessidades sejam atendidas.
A criança do maternal tem necessidade de:

1. Espaço para atividades manuais, para ouvi histórias, brincadeiras, lanche, etc.
2. Materiais didáticos que permitam utilizar os cinco sentidos  (ver, ouvir, tocar, cheirar, sentir o gosto).
3. Usar todos os cinco sentidos.
4. Tempo para realizar as atividades. Devemos evitar todas as causas de afobação e tensão. A aula deve ser tranqüila e sem pressa.
5. Atividades onde possa utilizar os músculos grandes.
6. Mobiliário e brinquedos adequados a sua faixa etária.

IV. Sugestões de atividades manuais

Vamos confeccionar um passarinho usando tubos de papel higiênico? Você vai precisar dos seguintes materiais:

- Tubos de papel higiênico;
-Cola e peninhas coloridas;
-Caneta hidrocor.

Entregue um tubo a cada aluno. Passe cole no tubo e peça que os alunos colem as peninhas. Use as canetinhas para desenhar os olhos e o bico. 

Nossa sugestão:

* papel colorido
* 1 rolo de papel higiênico

--> Como fazer?
1* passo - pegue o rolo de papel higiênico e cole o papel colorido ( de qualquer cor ) em volta dele
2* passo - pegue mais papel colorido ( uns 3 papéis ) e vá dobrando ele até ficar parecido com uma sanfona para formar a calda e as duas asas
3* passo - cole as duas asas no rolo de papel higiênico e cole a calda também
4* passo - recorte 2 olhos para o pássaro e depois cole-os no rolo de papel higiênico
5* passo - depois pegue um pedaço de papel colorido ( de qualquer cor, mas tente usar laranja pois é a cor normal de um bico de passáro ) e enrrole ele até ele ficar em forma de cone. Depois de fazer isso cole o cone no rolo de papel higiênico para fazer o bico .(retirado do site http://iajudeoplaneta.webnode.com.br)

Enquanto as crianças realizam a atividade, explique  que Deus criou todos os pássaros. Pergunte se elas desejam agradecer ao Papai do Céu por todos os pássaros e belos animais que Ele criou?



Clique na imagem para baixar


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada por sua visita.Deixe aqui o seu comentário e responderemos assim que possível.

ORIGEM DA ESCOLA DOMINICAL

Os missionários escoceses Robert (1809/1888) e Sara Kalley (1825/1907) são considerados os fundadores da Escola Dominical no Brasil. Em 19 de agosto de 1855, na cidade imperial de Petrópolis, no Rio de Janeiro, eles dirigiram a primeira Escola Dominical em terras brasileiras. Sua audiência não era grande; apenas cinco crianças assistiram àquela aula. Mas foi suficiente para que seu trabalho florecesse e alcançasse os lugares mais retirados de nosso país. Essa mesma Escola Dominical deu origem à Igreja Congregacional no Brasil.

Hoje, no local onde funcionou a primeira Escola Dominical do Brasil, acha-se instalado um colégio (Colégio Opção, R. Casemiro de Abreu – segundo informações da Igreja Congregacional de Petrópolis). Mas ainda é possível ver o memorial que registra este tão singular momento do ensino da Palavra de Deus em nossa terra.

Houve, sim, reuniões de Escola Dominical antes de 1855, no Rio de Janeiro, porém, em caráter interno e no idioma inglês, entre os membros da comunidade americana.

Fonte:ensinodominical.wordpress.com