....................

sexta-feira, 11 de março de 2011

O INÍCIO DO MOVIMENTO PENTECOSTAL - LIÇÃO 11 JUVENIS

Charles Fox Parham
Texto Bíblico: Atos 2.1-4
O Movimento Pentecostal que eclodiu no Brasil no início do século XX, tem sua origem na experiência de Atos 2, ocorrida em pentecostes, quando o Espírito Santo manifestou o seu “dom” entre as pessoas oriundas de diversos lugares do Império Romano. Mas, parece que ao longo da História Eclesiástica, devido à perda do foco e a a proximidade de outros interesses, à revelia do Evangelho, o fogo pentecostal arrefeceu.  

No início do século XX a chama pentecostal volta acender nos corações de pessoas sedentas uma intimidade mais estreita com Deus. 

Um professor de teologia pertencente à Igreja Metodista, chamado Charles Fox Parham, abriu um seminário em Kansas denominado de Escola Bíblica Betel. Frequentavam este seminário cerca de 40 estudantes. Na noite de 01 de Janeiro de 1901 houve um período de oração onde uma aluna, de 18 anos, pediu que todos os alunos, e o professor Parham, impusessem as mãos sobre ela pedindo o Batismo com o Espírito Santo. Esta aluna foi batizada com o Espírito Santo. E mais tarde os demais alunos também o receberam. Todos os alunos viajaram os Estados Unidos pregando a benção experimentada no seminário: o Batismo com o Espírito Santo. Este fato marca o reavivamento do Movimento Pentecostal no mundo.

Tenha uma boa aula.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada por sua visita.Deixe aqui o seu comentário e responderemos assim que possível.

ORIGEM DA ESCOLA DOMINICAL

Os missionários escoceses Robert (1809/1888) e Sara Kalley (1825/1907) são considerados os fundadores da Escola Dominical no Brasil. Em 19 de agosto de 1855, na cidade imperial de Petrópolis, no Rio de Janeiro, eles dirigiram a primeira Escola Dominical em terras brasileiras. Sua audiência não era grande; apenas cinco crianças assistiram àquela aula. Mas foi suficiente para que seu trabalho florecesse e alcançasse os lugares mais retirados de nosso país. Essa mesma Escola Dominical deu origem à Igreja Congregacional no Brasil.

Hoje, no local onde funcionou a primeira Escola Dominical do Brasil, acha-se instalado um colégio (Colégio Opção, R. Casemiro de Abreu – segundo informações da Igreja Congregacional de Petrópolis). Mas ainda é possível ver o memorial que registra este tão singular momento do ensino da Palavra de Deus em nossa terra.

Houve, sim, reuniões de Escola Dominical antes de 1855, no Rio de Janeiro, porém, em caráter interno e no idioma inglês, entre os membros da comunidade americana.

Fonte:ensinodominical.wordpress.com