....................

quinta-feira, 24 de março de 2011

TUDO QUE DEUS CRIOU É BOM - LIÇÃO 13 MATERNAL





I. Leitura Bíblica Gênesis 1.12
II. De professor para professor 

Prezado professor, o objetivo da lição deste domingo é fazer com que a criança compreenda que tudo que Deus criou é bom. 

• Faça uma recapitulação da aula anterior. Pergunte qual foi a palavra-chave estudada e qual o versículo aprendido. 

• A palavra-chave é  “BOM”. Durante o decorrer da aula diga às crianças que o Papai do céu criou a família, os animais, as plantas (faça uma recapitulação do trimestre). Explique que tudo que  Deus criou é bom.

III. Para refletir

Professora, domingo que vem será a última aula do trimestre. Então queremos apresentar um roteiro para esta aula. Observe-o com atenção:

• Ore;

• Recapitule a lição anterior;

• Estude a nova lição;

• Separe os visuais e cânticos;

• Consulte obras de referências, a fim de aprofundar-se no assunto;

• Leia com atenção todas as seções da revista, para que possa preparar com antecedência o material necessário para realizar as atividades em sala de aula;

• Planeje o encerramento do trimestre com festa. Decore a sala de aula com ilustrações referentes ao tema. Espalhe cartazes com os versículos-chave nas paredes. Prepare um lanche bem gostoso para celebrar o estudo sobre a criação de Deus. Aliás, faça uma faixa bem grande com o título do trimestre e algumas figuras.

• Ofereça uma pequena lembrança àqueles alunos que foram mais assíduos e decoraram os versículos. Mas esteja atenta para que nenhum aluno se sinta desprezado.

Valorize cada avanço, cada crescimento, cada gesto, cada atitude de seus alunos.

• Celebre com muita música e festa, pois é uma grande vitória ter nossos alunos freqüentando a maior escola do mundo. 
Agradeça a Deus por tantas vitórias alcançadas durante o estudo deste abençoado tema. 

IV. Conversando com o professor

Meios para avaliação

Os principais métodos para avaliação dos resultados do ensino são:

Reconhecimento de dados pessoais – O professor deve procurar obter informações sobre os seus alunos. Esses dados devem ser anotados numa ficha sobre o aluno. Isto deverá ser feito pela primeira vez tão logo o aluno se matricule na classe. Periodicamente o professor poderá repetir a avaliação. Saberá então se houve mudança no comportamento do aluno. Deve-se cuidar para que os itens da ficha sejam objetivos, o que permitirá uma avaliação imparcial. 

Observação – Esta é a melhor avaliação. É a que foi usada freqüentemente por Cristo. O professor observa a conduta do aluno. Essas observações devem ser feitas sem que o aluno perceba. Se o aluno notar que está observado, provavelmente mudará sua atitude e comportamento. O professor não poderá estar continuamente com o aluno, por isso ele pode provocar situações para o observar. 

Entrevistas – Ao entrevistar o aluno, o professor deverá agir como se tratasse de uma conversa comum. 

Trecho extraído de:
Mensageiros da Fé, número 2. Rio de Janeiro, CPAD

V. Sugestões 

Sente-se com as crianças em círculo no tapete da classe. Providencie os visuais do trimestre. Mostre os visuais e faça algumas perguntas sobre as lições. 
Pergunte às crianças: 

“Quem criou as aves?”

“Quem rios os peixes?”

“Quem nos criou?”



Você pode também fazer o molde da flor(fazer 3x) abaixo em cartolina ou EVA colorido e colocar o tema da lição no miolo da flor.
1ª Flor: Tudo que 2ª Flor: Deus criou 3ª Flor é bom

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada por sua visita.Deixe aqui o seu comentário e responderemos assim que possível.

ORIGEM DA ESCOLA DOMINICAL

Os missionários escoceses Robert (1809/1888) e Sara Kalley (1825/1907) são considerados os fundadores da Escola Dominical no Brasil. Em 19 de agosto de 1855, na cidade imperial de Petrópolis, no Rio de Janeiro, eles dirigiram a primeira Escola Dominical em terras brasileiras. Sua audiência não era grande; apenas cinco crianças assistiram àquela aula. Mas foi suficiente para que seu trabalho florecesse e alcançasse os lugares mais retirados de nosso país. Essa mesma Escola Dominical deu origem à Igreja Congregacional no Brasil.

Hoje, no local onde funcionou a primeira Escola Dominical do Brasil, acha-se instalado um colégio (Colégio Opção, R. Casemiro de Abreu – segundo informações da Igreja Congregacional de Petrópolis). Mas ainda é possível ver o memorial que registra este tão singular momento do ensino da Palavra de Deus em nossa terra.

Houve, sim, reuniões de Escola Dominical antes de 1855, no Rio de Janeiro, porém, em caráter interno e no idioma inglês, entre os membros da comunidade americana.

Fonte:ensinodominical.wordpress.com