quinta-feira, 21 de abril de 2011

DEUS ME PROTEGE DE NOITE - LIÇÃO 04 MATERNAL




Vídeo soldado do Rei CDT  
I. Leitura Bíblica Êxodo 13.1-22

II. De professor para professor 

Prezado professor, o objetivo da lição deste domingo é fazer com que a criança não tenha medo do escuro. 

• Faça uma recapitulação da aula anterior. Pergunte qual foi a palavra-chave estudada e qual o versículo aprendido. 

• A palavra-chave é “NOITE”. Durante o decorrer da aula diga às crianças que o Papai do céu nos protege durante a noite.

III. Para refletir

Para o nosso fortalecimento espiritual, vamos meditar no versículo desta semana? Na lição, passamos apenas aquilo que uma criança do maternal é capaz de digerir em uma aula. Entre nós, porém, o alimento pode ser mais sólido. O versículo completo diz: “Porém eu cantarei a respeito do teu poder; de manhã louvarei bem alto o teu amor, pos tu tens sido uma fortaleza para mim, um refúgio nos meus dias de aflição” (Sl 59.16). Vejamos o que a  Bíblia de Aplicação Pessoal diz sobre este texto: “Esse cântico expressa a segurança na proteção continua de Deus. Mesmo sendo o Todo-Poderoso Deus cuida de nós. Nada o intimida. Nos braços do Pai Celeste estamos seguros. Nunca seremos grandes a ponto de não precisarmos do incansável cuidado e a proteção de Deus para com a nossa vida.
Deus é a nossa proteção! Ele tem cuidado de nós. Lembre-se: “É melhor confiar no Senhor do que confiar no homem” (Sl 118.8).

IV. Conversando com o professor

• Deus colocou as colunas de nuvem e de fogo como evidência da sua presença, do seu amor e do seu cuidado por Israel. A presença da nuvem e do fogo permaneceu entre eles até chegarem à terra prometida, quarenta anos mais tarde. 

• Os israelitas tinham a proteção de Deus durante sua caminhada no deserto. Professor, como povo de Deus também podemos contar com a mesma proteção. É preciso ter fé. A fé é a maior arma que existe na Terra. Mediante ela, todos os inimigos são derrotados. Mas, às vezes, o nível de fé vai diminuindo, passando a ser uma confissão vazia e aparente. Esse momento crítico é muito sério, pois passamos a ouvir as vozes falando para desistirmos. Nessa hora, precisamos tomar uma decisão — buscar mais a Deus. É hora de oração. É falando com Deus que as promessas são avivadas e o nível da fé é aumentado. 

Extraído da: Bíblia de Estudo Aplicação Pessoal, CPAD.

V. Sugestões 

Sente-se com as crianças em círculo no tapete da classe. Providencie o visual 4.1. Mostre o mesmo e faça algumas perguntas às crianças: 

“Quem estava viajando a noite?” 
(R: O povo de Deus.)

“O que Deus enviou para guardar o povo durante a noite?”
(R: Ele enviou uma coluna de fogo.)

“Do que você tem medo?”
(R: A resposta é pessoal. Ouça com muita atenção as respostas para que você possa fazer a aplicação do ensino.)

“Quem nos protege?” (Repita com a turma o versículo que foi memorizado. Utilize o visual do guarda-chuva.)

Recorde como Deus protegeu o povo de Israel no deserto, à noite: Deus ia adiante deles numa coluna de fogo, alumiando o caminho e afastando os perigos. Repita: À noite, enquanto você dorme Deus o protege.

Leve a classe a agradecer ao Papai do céu por sua proteção à noite. Faça a seguinte oração:

 “Papai do céu, a noite é tão escura! Mas eu não tenho medo, porque foi o Senhor quem fez o escuro. Muito obrigado por me proteger enquanto eu durmo. Em nome de Jesus, amém!”
Sugerimos um molde de estrelas(disponível para download) com o versículo chave da lição que deverá ser reproduzido em cartolina e recortado.
Material para download ( Cartaz com palavra -chave + 2 atividades + folha de versículo + Cartaz com tema da lição)



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada por sua visita.Deixe aqui o seu comentário e responderemos assim que possível.

ORIGEM DA ESCOLA DOMINICAL

Os missionários escoceses Robert (1809/1888) e Sara Kalley (1825/1907) são considerados os fundadores da Escola Dominical no Brasil. Em 19 de agosto de 1855, na cidade imperial de Petrópolis, no Rio de Janeiro, eles dirigiram a primeira Escola Dominical em terras brasileiras. Sua audiência não era grande; apenas cinco crianças assistiram àquela aula. Mas foi suficiente para que seu trabalho florecesse e alcançasse os lugares mais retirados de nosso país. Essa mesma Escola Dominical deu origem à Igreja Congregacional no Brasil.

Hoje, no local onde funcionou a primeira Escola Dominical do Brasil, acha-se instalado um colégio (Colégio Opção, R. Casemiro de Abreu – segundo informações da Igreja Congregacional de Petrópolis). Mas ainda é possível ver o memorial que registra este tão singular momento do ensino da Palavra de Deus em nossa terra.

Houve, sim, reuniões de Escola Dominical antes de 1855, no Rio de Janeiro, porém, em caráter interno e no idioma inglês, entre os membros da comunidade americana.

Fonte:ensinodominical.wordpress.com