sexta-feira, 19 de agosto de 2011

PAPAI DO CÉU CUIDA DE MIM - LIÇÃO 08 MATERNAL



Texto Bíblico: Atos 27.8-44

I - De professor para professor

Prezado professor, neste domingo as crianças aprenderão que Papai do Céu cuida de todos.

•    Recapitule a lição anterior. Pergunte o que elas aprenderam.
•    A palavra-chave que trabalharemos neste domingo é “cuidar”. No decorrer da aula repita a frase: “Papai do Céu cuida de mim”.

II – Para refletir

Fé que confia

“Devemos ter uma atitude na qual estejamos além do ponto de confiar em nós mesmos. Amado, há tantas falhas na confiança em si mesmo. Não é errado ter coisas boas que nos dê satisfação, mas nunca devemos ter qualquer coisa no plano humano na qual confiemos.
Há somente um lugar seguro no qual podemos confiar. Em Deus está a nossa confiança. No nome dEle podemos prosseguir. Nele podemos confiar. Ele nos conduz em vitória. Quando nossa confiança não está em nós mesmo, mas somente em Deus, Ele cumpre a promessa de estar a toda hora conosco, endireitar nossa vereda e abrir nosso caminho.  Então entendemos como é que Davi pode dizer: ‘Pela tua brandura, me vieste a engrandecer’ ( 2 Sm 22.36).

Ele é amante das almas! Não temo confiança na carne. Nossa confiança está e apoia-se somente no Único que pode vir à meia-noite tão facilmente quanto ao meio-dia, e tornar a noite e o dia iguais para aqueles que descansam completamente na vontade de Deus e sabem que “todas as coisas contribuem juntamente para o bem daqueles que amam a Deus” e confiam nEle. O Senhor me ajudou a não ter confiança em mim mesmo, mas a confiar inteiramente nEle, bendito seja o seu nome!” 

Texto Extraído do livro: Smith Wigglesworth, Devocianal, CPAD.

III – Regras prática para professores

Os primeiros anos de vida das crianças, são uma excelente oportunidade para estabelecer os alicerces espirituais. Nesses anos iniciais, as crianças adquirem  uma quantidade espantosa de informações e habilidades, e nesse período, em que as portas estão abertas, pode-se estabelecer bem o fundamento do que aprenderão e vivenciarão espiritualmente.

O principal fundamento que você quer estabelecer nesses primeiros anos de treinamento espiritual dos pequenos é o  amor. As crianças, acima de tudo, precisam entender que são amadas, aceitas e queridas, pelos seus professores e principalmente por um Deus real, cuidadoso e poderoso. Esses anos iniciais representam a melhor época para estruturar na criança o conhecimento de Deus, ou seja, o conhecimento do Deus real, cuidadoso e poderoso. 

Texto adaptado do livro: Ensine Sobre Deus  Às Crianças, CPAD.

IV – Atividades

Você vai precisar de papel cartão, cola branca, tesoura e caneta hidrográfica.

Procedimento:

1-    Desenhe e depois recorte no papel cartão, um escudo (pode ser redondo).

2-    Recortes tiras largas de papel cartão, que deverão ser fixadas na parte de trás do escudo, elas facilitarão para as crianças segurá-lo. 

3-    Na frente do escudo escreva o versículo do dia. Peça para eles enfeitarem os seus escudos.

Explique às crianças que antigamente os soldados usavam escudos para se protegerem do ataque dos inimigos e que Deus é o nosso escudo de proteção. Ele cuida de nós. No término da aula repita juntamente com os seus alunos o versículo do dia.

Obs. Professor, você deverá confeccionar um escudo para cada criança.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada por sua visita.Deixe aqui o seu comentário e responderemos assim que possível.

ORIGEM DA ESCOLA DOMINICAL

Os missionários escoceses Robert (1809/1888) e Sara Kalley (1825/1907) são considerados os fundadores da Escola Dominical no Brasil. Em 19 de agosto de 1855, na cidade imperial de Petrópolis, no Rio de Janeiro, eles dirigiram a primeira Escola Dominical em terras brasileiras. Sua audiência não era grande; apenas cinco crianças assistiram àquela aula. Mas foi suficiente para que seu trabalho florecesse e alcançasse os lugares mais retirados de nosso país. Essa mesma Escola Dominical deu origem à Igreja Congregacional no Brasil.

Hoje, no local onde funcionou a primeira Escola Dominical do Brasil, acha-se instalado um colégio (Colégio Opção, R. Casemiro de Abreu – segundo informações da Igreja Congregacional de Petrópolis). Mas ainda é possível ver o memorial que registra este tão singular momento do ensino da Palavra de Deus em nossa terra.

Houve, sim, reuniões de Escola Dominical antes de 1855, no Rio de Janeiro, porém, em caráter interno e no idioma inglês, entre os membros da comunidade americana.

Fonte:ensinodominical.wordpress.com