sábado, 5 de janeiro de 2013

QUEM É VOCÊ? LIÇÃO 01 ADOLESCENTES 2013



Texto Bíblico: Romanos 14.1-12.



CONCEITO SOBRE “VALOR”

Prezado professor, a lição desse trimestre analisará o relacionamento do adolescente com o mundo em que vivemos. Nesse relacionamento é preciso ter uma cosmovisão centrada nos ensinos de Cristo para o desenvolvimento eficaz de uma postura social, e valores pessoais, que coadunam com a vontade de Deus. 

O prezado professor, precisa explicar aos alunos o que é valor pessoal.

Por isso sugerimos que você explique o termo “valor” e aplique-o de acordo a cosmovisão cristã bíblica. O Dr. Champlin nos ajudará na definição do termo “valor”: 

Essa palavra vem do latim valere, “ser forte”, “ser digno”. Um valor é algo que “vale alguma coisa” para alguém. Um valor não é algo necessariamente “verdadeiro”, embora seja considerado assim por aquele que o considera. Alguns valores são falsos. Um valor é algo desejável ou útil. As pessoas não concordam quanto aos valores, pelo que muita filosofia e teologia circundam a questão. São numerosas as teorias de valor. Posso valorizar uma fotografia ou algum item que, para outrem, não tenha qualquer valor. Avaliações subjetivas tornam-se parte integrante dessa questão, e nem sempre estão envolvidas em questões de certo e errado. Mas muitos valores têm uma valia intrínseca e objetiva.

Alguns valores são práticos e pragmáticos; mas outros pertecem ao terreno do bem-estar da alma. Possuir uma casa confortável é um valor pragmático muito importante para alguns. Mas higidez da alma é um valor intrínseco.   Sugestão de atividade:
Imprima cópias da figura e entregue uma para cada aluno deixe disponível lápis coloridos e peça que cada aluno represente através de pintura e cores como eles se sentem por dentro.Esta atividade facilita a expressam livre de todos os adolescentes inclusive aqueles mais tímidos que não falam muito na aula.                                            

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada por sua visita.Deixe aqui o seu comentário e responderemos assim que possível.

ORIGEM DA ESCOLA DOMINICAL

Os missionários escoceses Robert (1809/1888) e Sara Kalley (1825/1907) são considerados os fundadores da Escola Dominical no Brasil. Em 19 de agosto de 1855, na cidade imperial de Petrópolis, no Rio de Janeiro, eles dirigiram a primeira Escola Dominical em terras brasileiras. Sua audiência não era grande; apenas cinco crianças assistiram àquela aula. Mas foi suficiente para que seu trabalho florecesse e alcançasse os lugares mais retirados de nosso país. Essa mesma Escola Dominical deu origem à Igreja Congregacional no Brasil.

Hoje, no local onde funcionou a primeira Escola Dominical do Brasil, acha-se instalado um colégio (Colégio Opção, R. Casemiro de Abreu – segundo informações da Igreja Congregacional de Petrópolis). Mas ainda é possível ver o memorial que registra este tão singular momento do ensino da Palavra de Deus em nossa terra.

Houve, sim, reuniões de Escola Dominical antes de 1855, no Rio de Janeiro, porém, em caráter interno e no idioma inglês, entre os membros da comunidade americana.

Fonte:ensinodominical.wordpress.com